Vantagens de Desvantagens de Viajar de Carros!

Viagens de carro costumam ser uma opção interessante para quem quer curtir todo o passeio e traçar a sua própria rota. Mas antes mesmo de pensar no IPVA 2018 e nas possibilidades de adquirir um novo veículo pensando nas férias, é necessário analisar com cautela todos os pontos. Saiba mais!

As vantagens de viajar de carro

Muitos motoristas são fãs de viajar de carro por algumas vantagens em comparação a seguir o mesmo percurso de avião ou ônibus. Um dos pontos mais legais a levar em consideração é poder sair a hora que quiser e não depender de escalas de avião ou horário da rodoviária. Está cansado hoje? Só adiar para amanhã o passeio.

Outro ponto interessante é a quantidade de bagagem a se levar, o que não se limita à mala e não se paga a mais por isso. A bagagem de avião possui limite sem pagar taxas extras e o peso é um grande influente nisso. Um veículo com grande mala possui uma limitação muito maior e ainda pode levar uma bagagem extra no banco de trás se não houver passageiros.

Outras vantagens de viajar de carro:

  • Pode parar onde quiser. Encontrou uma paisagem bacana ou um local legal? Pode fazer uma paradinha extra;
  • Pode estender ou encurtar a viagem sem perder a passagem;
  • Há a possibilidade de levar filhos sem pagar a mais por isso;
  • Os custos de combustível costumam ser menores que o de passagem de avião;
  • Existe um conforto maior que poltronas promocionais de avião.

As desvantagens de viajar de carro

Apesar de ser muito bacana a viajar de carro envolve algumas limitações. Uma delas é o tempo percorrido, em especial para o motorista que estará com atenção total no volante. Uma viagem de 12 horas de carro pode durar menos de uma hora de avião, tornando o trajeto bem menos cansativo. Se há a pressa de chegar ao destino ou horário apertado o mais bacana seria o avião.

Também é necessário avaliar a manutenção do veículo. Todas as taxas devem estar pagas ou o carro pode ser apreendido em qualquer fiscalização de rotina. Também é indicado revisar o estado do motor e dos pneus para evitar problemas mais graves durante o passeio.

Outros pontos a levar em consideração são:

  • Sem revezamento de motoristas pode ser cansativo para apenas um condutor levar o veículo em todo o trajeto. Na estrada a atenção deve ser redobrada;
  • Alguns problemas podem deixar a viagem um pouco penosa. Um pneu furado leva tempo e dois pneus furados necessitam de reboque. São situações a se pensar em caso de não haver seguro;
  • As estradas brasileiras nem sempre são as melhores para condução. É preciso analisar o trajeto com cautela antes de optar por viajar de carro e evitar riscos de acidente;
  • Viagens noturnas costumam não contar com ponto de suporte como borracheiros, oficinas abertas e restaurantes. Muitos postos de gasolina também fecham na madrugada.

Tendo atenção e cuidado, viajar de carro pode ser uma experiência única e muito prazerosa entre familiares e amigos.