O que é o SISUTEC e como funciona?

Estudantes ingressando em cursos técnicos gratuitos devem se inscrever através do Sisutec. O sistema é fácil de usar e uma alternativa funcional para quer concorrer a vagas em outras cidades e acompanhar sua classificação sem precisar se deslocar. Aprenda como funciona o Sisutec e como usar a seguir.

Entenda o que é e para que serve o Sisutec

A inscrição em uma vaga em curso técnico no Brasil é feita em um sistema digital conhecido como Sisutec – Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica. O sistema faz parte do programa do Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação para oferecer capacitação profissional e qualificar a mão de obra disponível no mercado. 

Os cursos técnicos no Brasil são uma grande oportunidade de jogar no mercado mão de obra profissional capacitada. Um dos maiores problemas no país é a necessidade de profissionais com formação. Em muitas áreas há vagas mas a oferta de trabalhadores não possui pré requisitos para ocupar. 

O programa oferece vagas em cursos gratuitos para jovens e adultos de baixa renda. São pessoas sem condições de custear um novo curso e desempregados. Também oferece vagas para cursos de quem nunca trabalhou e busca o primeiro emprego.

Como funciona o situtec

O sistema faz parte do Pronatec e foi criado com a intenção de facilitar o acesso aos cursos técnicos em diferentes cidades. Ao invés de peregrinar em cada uma das escolas procurando vaga em um curso é só se cadastrar no sistema e ele faz a busca para você. 

O Sisutec funciona com a finalidade de cadastrar todos os interessados em uma vaga em um curso técnico gratuito. O estudante se cadastra preenchendo os dados online, o cadastro é avaliado e ele pode escolher o curso e onde quer estudar. Não há limite de região. Pode se inscrever um aluno de uma cidade interessado em uma vaga em outra área desde que possa custear sozinho o transporte.

O curso é totalmente gratuito. Oferece conjuntamente material didático. As aulas acontecem nas principais escolas técnicas de todo o Brasil de diferentes cidades. Senac e Senai são apenas algumas das grandes parcerias com salas de aula abertas para receber alunos do Sisutec. 

Ao final do curso todos os alunos recebem encaminhamento para o mercado de trabalho e certificação profissional. Devem, contudo, cumprir a carga horária mínima e serem aprovados nos testes trabalhados pelos professores. Em caso de abandono do curso a vaga é cancelada e não há como se cadastrar mais uma vez para concorrer a outra vaga.

Os pré requisitos para se inscrever no Sisutec

Para conseguir uma vaga em um curso do Pronatec através do sistema Sisutec é preciso obedecer algumas regras. Uma delas é ser baixa renda, ou seja, não poder pagar pela mensalidade do curso. A renda familiar não pode ser superior a dois salários mínimos. 

Também é preciso ter concluído o ensino médio na rede pública de ensino, ser maior de 18 anos e não ter emprego com carteira assinada.