Como regularizar a documentação atrasada de um veículo

Você sabia que todos os veículos tem documentos que comprovam a permissão para circular regulamente, o pagamento de taxas obrigatórias e muitas outras informações? Por isso, o porte dos documentos para o motorista é indispensável.

Quando esta documentação fica atrasada, o proprietário do veículo pode acabar tendo muita dor de cabeça! Mas o que fazer para regularizar a documentação atrasada de um veículo? Entenda tudo no texto a seguir.

Quais os documentos de porte obrigatórios?

Existem alguns impostos obrigatórios que todo motorista deve cumprir, como por exemplo, o DPVAT, o IPVA e o CRLV. Antes, era obrigatório para a condução do veículo estar portando os comprovantes de pagamento destas taxas, mas não é mais necessário.

Isto porque só é permitido realizar o licenciamento do seu veículo se todas as taxas obrigatórias estiverem em dias. Isto quer dizer que se você deixar de pagar o IPVA DFnão poderá realizar e pagar pelo licenciamento do seu veículo no estado e poderá ficar sujeito à cobrança de multas por isso.

Quem acha que estará livre de multa por atraso pela falta da obrigatoriedade dos comprovantes de pagamento também se engana. Alguns estados possuem uma porcentagem mais elevada para o IPVA em relação ao valor original do carro, como o Rio Grande do Norte e São Paulo.

Ou seja, além de precisar quitar o IPVA RNvocê deverá pagar multas por atraso. Vale lembrar que multas pendentes também impedem a realização do licenciamento.

Como regularizar a documentação atrasada?

Para regularizar a sua situação, é preciso antes quitar as suas dívidas com o Detran. Você sabia que pode visualizar todas as suas pendências com o órgão acessando o site oficial do Detran do seu estado? Basta acessar e informar os dados do seu carro, como número da placa e Renavam.

Quando visualizar as suas pendências, você poderá escolher a opção de parcelar as suas dividas, e assim, será possível gerar novos boletos de pagamento. Após a quitação dos valores e multas, será permitido realizar o licenciamento do seu veículo e regularizar a sua documentação.

Vale lembrar que devido ao atraso dos valores obrigatórios, você poderá receber não só multas como acréscimo de juros diários pelos dias não pagos. Além do valor alto, se autuado com o licenciamento irregular você pode receber pontos na carteira e até ter seu veículo apreendido.

O valor do reboque e diárias no depósito será de sua responsabilidade e você só poderá reaver seu veículo após cumprir com o pagamento destes gastos.