Que vacinas tomar antes de viajar?

Nós brasileiros, que moramos nesta selva, cercados de macacos, sem torradeiras nem máquinas de coca-cola, precisamos tomar certos cuidados antes de viajar.

Pois é, para algunas a impressão de se viver no Brasil é exatamente a listada acima. O fato do nosso país ter grande parte de seu território tomado por florestas tropicais deixa os governantes de outros países um tanto assustados. Mas o nosso governo não faz diferente. Sabia que para viajar para outros países da América do Sul você precisa tomar vacinas antes de ir, caso contrário você não volta?

Faz parte das medidas sanitárias de diversos países, não tem jeito. Se você tem medo de agulha, melhor ficar em casa vendo fotos de lugares exóticos no flickr. Se quiser colocar o pé em outros países, vai ter que se vacinar.

Mas que vacinas tomar? Elas variam de país para país? A gente dá as dicas agora:

As escalas e as vacinas

Alguns destinos não exigem vacinação se você está saindo do Brasil. Mas se você fizer escala em determinados países, pode se dar mal na hora de entrar, por exemplo, nos Estados Unidos. Nós brasileiros não precisamos de vacina contra a febre amarela para entrar na terra do Tio Sam. Porém, se o seu vôo tiver escala no Panamá, a vacina se torna obrigatório.

Mas não se esqueça, ela é exigida apenas se você entrar efetivamente no país, passando pela imigração deles, o que não é o caso quando se faz apenas uma escala ou conexão. você só precisa da vacina se efetivamente sair dessa área de portões de embarque (isto é, se passar pela imigração panamenha).

Caso venha a se vacinar, lembre-se que se deve tomar a vacina dez dias antes de viajar e que as pessoas que foram imunizadas há mais de dez anos devem tomar uma dose de reforço da vacina, pois sua validade é de somente 10 anos; e também de levar a Carteira Internacional de Vacinação comprovando!

Vacina contra a Febre Amarela

Esta vacina é obrigatório para turistas que passaram por países como Angola, Benin, Bolívia, Burkina Faso, Camarões, Colômbia, Equador, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné Bissau, Guiana Francesa Libéria, Nigéria, Peru, República Democrática do Congo, Serra Leoa, Sudão, Venezuela e Zaire, nos últimos três meses.

Para quem vem de Fora

Os turistas gringos que visitam o Brasil também precisam se preocupar. Para visitar alguns estados brasileiros é bom estar vacinado. São eles: Acre, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Vacina só para crianças

Crianças com idade entre três meses e seis anos necessitam de um Certificado Internacional de vacinação contra Pólio. Essa é importante para qualquer destino, estando na faixa etária estipulada.

Vacina contra a cólera

Deve tomar quem tem a África e a ásia como destino. Se você tem medo de agulha, fique tranquilo. A dose é oral, mas deve ser tomada oito dias antes da viagem.

Vacina contra Hepatite A

Para qualquer país que você viaje, é bom estar vacinado contra hepatite. São duas doses, sendo a primeira a qualquer data e a segunda seis meses depois.

Vacina contra Hepatite B

Assim como a hepatite A, a Hepatite B também se faz necessária para qualquer países. Tome-a em três doses. A primeira em qualquer data, a segunda um mês após a primeira e a terceira cinco meses após a segunda.

Vacina contra Febre Tifóide

Vai para a África ou Ásia? Tome uma dose única da vacina antes.

Vacina contra Influenza

Para qualquer país, em uma dose anual.

Outras informações sobre as vacinas podem ser obtidas em www.saude.gov.br ou direto com o Ministério do Esporte e Turismo www.met.gov.br. E lembre-se sempre de portar a sua carteira internacional de vacinação. Os aeroportos internacionais possuem postos de vacinação interna, porém algumas vacinas precisa ser tomadas meses antes do embarque.

  • DOMINGOS

    Essa informação do primeiro paragrafo está errada, já fiz várias conexões no Panamá para os EUA e não existe necessidade de vacina de febre marela para entrar nos USA.

    As escalas e as vacinas

    Alguns destinos não exigem vacinação se você está saindo do Brasil. Mas se você fizer escala em determinados países, pode se dar mal na hora de entrar, por exemplo, nos Estados Unidos. Nós brasileiros não precisamos de vacina contra a febre amarela para entrar na terra do Tio Sam. Porém, se o seu vôo tiver escala no Panamá, a vacina se torna obrigatório.